
Apresentação
Estamos juntos, na Universidade Federal Fluminense, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e com a SECADI/MEC, no esforço político-pedagógico do Pacto Nacional pela superação do analfabetismo e qualificação da EJA. O curso JUVENTUDES NA EJA – Formação Continuada de Educadores da Educação Básica, é composto por quatro eixos articuladores, aqui chamados de Módulos. São eles:
- o Projeto Político Pedagógico (PPP) que compreendemos como a possibilidade da construção de um caminho comum em diálogo com a comunidade educacional e as diferentes instâncias organizadoras do sistema educacional;
- a Relação com o saber e os jovens na EJA que atua diretamente sobre os arranjos curriculares, tanto para a produção de interesses e sentidos nos conteúdos escolares quanto para a criação de vínculos entre os conhecimentos sistematizados da escola, os saberes e as experiências dos estudantes em seu sentido mais freiriano da noção de saber da experiência feito;
- Do estar junto ao aprender juntos: práticas intergeracionais na EJA como um desafio de diálogo entre as diferentes idades e interesses que habitam o cotidiano escolar.
- Imagens e Sons da EJA que reúne produções autorais do Curso provocando reflexões sobre os desafios das presença dos jovens na EJA e as relações intergeracionais; são sete podcasts narrativos, três filmes de animação e um filme de arquivo sobre jovens e velhos que tecem conjuntamente a memória em comunidades tradicionais.
Objetivos Esperados
O curso visa capacitar os participantes para:
- Compreensão e construção do PPP
- Identificar seus componentes essenciais e reconhecer seu papel como ferramenta democrática de gestão.
- Analisar e propor metodologias participativas para sua elaboração, envolvendo atores escolares e comunitários
- Diálogo entre saberes e gerações
- Desenvolver práticas pedagógicas que integrem conhecimentos formais e experiências dos estudantes, baseando-se nos princípios freirianos.
- Promover estratégias curriculares intergeracionais, avaliando criticamente arranjos que fragmentam saberes ou desconsideram vivências.
- Ações pedagógicas transformadoras
- Criar propostas que articulem o currículo às realidades locais, fomentando a cooperação entre gerações no espaço escolar.
- Implementar revisões curriculares participativas, centradas no diálogo entre sistematização acadêmica e saberes comunitários.
