Conheça a E-Jovem

Uma nova iniciativa para criar pontes entre escolas e culturas juvenis.

A E-Jovem é uma iniciativa extensionista que reflete sobre como podemos criar pontes entre as culturas juvenis e os processos de escolarização. O nome E-Jovem traz uma dimensão de digitalização e fluxo na rede, tal como e-mail.

Desenvolvida pelos núcleos do Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), nasce com a produção do Curso Juventudes na EJA feito em parceria com o Núcleo de Estudos e Educação de Jovens e Adultos – NEDEJA (UFF) e o Grupo Cibercultura, Educação e Narrativas Audiovisuais (CENA-UERJ).

O curso on-line “Juventudes na EJA – formação de professores da Educação Básica” –disponível a partir de outubro de 2025, foi desenvolvido no âmbito do Pacto Nacional pela superação do analfabetismo e qualificação da EJA. O curso foi produzido por pesquisadores, estudantes e servidores da UFF, em parceria com a UERJ e com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC), com recursos de descentralização orçamentária do MEC para UFF.

O acervo do Curso Juventudes na EJA é constituído por textos de formação, podcasts, filmes de animação e material de divulgação do curso, produzidos pelo Observatório Jovem UFF e UERJ, NEDEJA E CENA.

A E-Jovem será também local para hospedar outras ações com os jovens e as juventudes e a memória extensionista do Observatório Jovem do Rio de Janeiro, que no ano de 2026 fará 25 anos. Estamos abertos para receber também conteúdos na forma de textos acadêmicos e/ou jornalísticos, produções audiovisuais de nossas redes de parcerias que fomentem o diálogo entre jovens e escolas; culturas juvenis e escolarização.

 

Translate »